A Alemanha proibirá, a partir de 1º de julho de 2023, todas as exportações de animais vivos para países fora da União Europeia (UE), sejam eles destinados à engorda, abate ou reprodução. O país é o primeiro a tomar essa decisão na Europa. 

“Não podemos mais ficar parados vendo os animais sofrerem ou morrerem em agonia em longas jornadas”, disse o ministro da Agricultura, Cem Özdemir, em comunicado na sexta-feira (28 de outubro).

No entanto, o ministro espera que sua medida pressione outros estados membros da UE a seguir o exemplo, caso contrário, a proibição alemã poderá ser insuficiente.

“Para garantir que essas medidas de restrição a nível nacional não possam ser contornadas, precisamos urgentemente de regras comuns na Europa”, explica Cem Özdemir. 

“Nenhum animal estará totalmente protegido se nossas medidas nacionais de proibição forem contornadas enviando primeiro animais para outro Estado-Membro, que é responsável por exportá-los para terceiros países da UE. A Comissão Europeia deve agora agir rapidamente”.

Isso acontece, pois os certificados de transporte não são emitidos apenas pelos governos e também podem ser acordados entre os exportadores e o país de destino ou parceiro comercial.

Em 2020, a Alemanha foi o 6º maior exportador de bovinos do mundo (com Holanda, Rússia, Itália, Marrocos e Argélia como principais destinos).

Ativistas pelos direitos dos animais comemoraram a notícia e consideram que seja fundamental a implicação dos outros países para não haver brechas na lei. Eles também desejam ver a Alemanha estender sua decisão aos países da União Europeia. 

A organização FOUR PAWS postou em suas redes sociais: “Saudamos o esforço da Alemanha para melhorar o bem-estar animal durante o transporte e instamos a UE a seguir o exemplo e atualizar suas regras de transporte de animais:proibir o transporte de longa distância de animais vivos dentro da UE e para países terceiros”.

Sofrimento animal

A ONG Mercy for Animals Brasil realizou o documentário “Exportação Vergonha”, narrado pela Luisa Mell, que mostra a crueldade que passam esses animais.