A organização belga de proteção animal, GAIA, deu início a uma nova campanha com a inauguração de um zoológico de realidade virtual, o “Zoológico do Futuro”.
Eles acreditam que “os zoológicos devem ser radicalmente transformados para o bem dos animais”.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Príncipe Laurent da Bélgica e do Ministro de Bem-Estar Animal de Bruxelas, Bernard Clerfayt.
A proposta da GAIA é simples: ao invés de observar ursos polares caminhando de um lado para outro em uma plataforma de gelo falsa, ou macacos entediados em um recinto de vidro, é melhor conhecê-los respeitando sua liberdade.
No novo zoológico virtual, os visitantes podem entrar nos habitats dos animais, admirando-os livremente através do uso de óculos de realidade virtual.
Vários milhões de animais selvagens são mantidos em cativeiro nos cerca de 10 mil zoológicos atualmente contabilizados ao redor do mundo. Trancados em recintos infinitamente menores do que seu habitat natural, em ambientes artificiais que pouco se assemelham à sua savana ou floresta original, os animais sofrem.
“A GAIA espera demonstrar de forma clara que a realidade virtual é uma verdadeira alternativa à captividade, uma condição que expõe os animais a diversas formas de sofrimento físico e mental”, afirmou a organização.
De 19 de julho a 11 de agosto, o Zoológico do Futuro percorrerá diversas cidades da Bélgica, proporcionando aos visitantes uma “experiência sem precedentes de realidade virtual” com animais como elefantes, tigres e pinguins em seus habitats naturais.