O País de Gales acaba de anunciar a proibição do uso de armadilhas de cola e laço para capturar animais.
Armadilhas de cola são recobertas com uma cola extremamente forte e são frequentemente usadas para capturar roedores, insetos e cobras.
Apesar de seu potencial para causar extremo sofrimento aos animais, as armadilhas de cola são atualmente amplamente vendidas ao público em lojas de materiais de construção, mercados de bairro e também online, por preços tão baixos quanto 99 centavos.
Já as armadilhas de laço são nós de arame que geralmente são amarrados a objetos pesados como estacas ou árvores, que servem como âncoras.
Elas são utilizadas para capturar animais maiores, como raposas e coelhos, com o objetivo de reduzir sua população e evitar que predem outros animais alvo de caçadores.
Ambas são designs bárbaros que causam sofrimento prolongado aos animais, resultando em uma morte lenta e extremamente dolorosa, uma vez que os animais lutam para sobreviver.
No ano passado, a Inglaterra também introduziu uma proibição ao uso de armadilhas de cola, que entrará em vigor em abril de 2024.
No entanto, existem algumas exceções a essa proibição que permitem que controladores de pragas licenciados continuem utilizando-as.
Em contraste, o País de Gales está prestes a implementar uma proibição completa – a primeira desse tipo no Reino Unido. O projeto de lei deve se tornar lei ainda este ano, uma vez que tenha recebido o Consentimento Real.
Todos os animais merecem consideração moral e não devemos tratá-los como objetos descartáveis.