Cinco peixes-papagaios, ou budião-azul, foram descobertos expostos à venda em um comércio portuário de Santos, em São Paulo, durante um patrulhamento da Polícia Militar.

Os animais da espécie Scarus trispinosus, atualmente ameaçada de extinção, foram identificados, apreendidos e destinados ao “Lar Residencial Eno Gregório”, uma instituição filantrópica de Guarujá.

Estes animais estão ameaçados de extinção. / Foto: Polícia Militar Ambiental

Devido à vulnerabilidade do animal, ele é protegido pela lei brasileira, de forma que sua pesca e venda são proibidas.  O proprietário do comércio recebeu uma multa no valor de R$ 2.570,80.

Peixes-papagaios

O budião-azul (Scarus trispinosus, Scaridae) é um grande peixe herbívoro que vive em recifes na costa brasileira. Pertencente à família Labridae, indivíduos da espécie podem atingir 55cm, têm corpo e dentes azulados.

Estes peixes se alimentam de algas e são fundamentais para a resistência e resiliência dos recifes brasileiros. Infelizmente, a população de budiões já diminuiu consideravelmente ao longo da costa, sendo considerados funcionalmente extintos em alguns pontos.

Atualmente, a espécie é listada como ameaçada de extinção em escala nacional e global, impactada pela pressão da pesca.

A Polícia Ambiental destaca a importância da colaboração da população na preservação das espécies e no combate ao comércio ilegal de animais silvestres. Caso tenha informações sobre atividades suspeitas relacionadas à pesca, transporte, armazenamento, beneficiamento ou comércio de espécies ameaçadas, é fundamental denunciar.