Na última semana, imagens chocantes recebidas pelo site de notícias britânico Mirror mostram um filhote de leão sendo mantido completamente sozinho em uma sacada na cidade de Doha, no Qatar.
Um dos vizinhos que denunciou o caso pensava se tratar de um gato, mas com o passar do tempo o animal foi crescendo e ele percebeu que era um filhote de leão.
Acredita-se que o proprietário da residência estava ausente e que uma funcionária alimentava o animal diariamente. Segundo relatos, ele passou semanas isolado no exterior. Um veterinário que analisou o vídeo, estima que o filhote tenha apenas três meses.
Após diversas reclamações, o animal foi retirado do local, mas não há informações sobre o seu destino. Apesar de extremamente chocante e absurdo, este não é um caso isolado no país da Copa.
Mesmo com o comércio de filhote de leão sendo ilegal no país, existem até mesmo estabelecimentos que vendem e entregam os animais a domicilio. Segundo informações do “Uol Esportes”, os filhotes são vendidos a um valor equivalente a R$ 75 mil e, quando crescem, costumam ser encaminhados aos zoológicos locais ou a grandes propriedades no deserto.
O Ministério do Interior do Qatar declarou, por meio do Facebook, que a prática é proibida por não ser possível controlar a natureza selvagem desses animais mesmo em cativeiro.
Leões viralizam no Qatar
Os animais selvagens são explorados de maneira cruel diariamente para entretenimento. Em todo o mundo, animais selvagens são retirados de seus habitats naturais e criados em cativeiro para sustentar essa indústria cruel. Eles sofrem durante toda a vida.
Dois casos envolvendo filhotes de leões ficaram muito conhecidos durante a Copa. O primeiro aconteceu com dois torcedores ingleses que foram parar na mansão de um sheik e brincaram e tiraram fotos com um filhote que estava no local.
A drunk scouser messing about with a lion cub out in Qatar is one of the most nuts videos I’ve ever seen. pic.twitter.com/xdegb40Fs4
— Henry. (@UtdHenry) November 20, 2022
O segundo caso foi transmitido ao vivo para o Cazé TV, canal do streamer Casimiro, no Youtube. O enviado especial Diogo Defante acariciou a cabeça do leão, que ameaçou mordê-lo e gerou susto em Casimiro e Luis Felipe Freitas, que faziam a transmissão do estúdio. Após o ocorrido, o nome do influenciador virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais.
o Diogo Defante @defantediogo mexendo com um leão no Qatar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
na #CopaNoCazé #CazéNaCopa#FIFAWorldCup pic.twitter.com/amkiUAFHpC— Renan Miranda Lucas (@renanmirandaluc) November 23, 2022