Refeições à base de vegetais se tornaram o padrão em todos os 11 hospitais da cidade de Nova York, graças a uma parceria entre a “Better Food Foundation”, os hospitais “ Health + Hospitals” e a prefeitura.
O que isso significa é que os pacientes recebem automaticamente refeições à base de plantas, mas ainda podem optar por carne ou laticínios, se quiserem.
O programa tem sido um enorme sucesso, com mais da metade dos pacientes optando pelos pratos à base de plantas e 95% dizendo que estavam satisfeitos com sua escolha. Apenas 1% dos pacientes se identificam como vegetarianos ou veganos.
Voir cette publication sur Instagram
E embora a saúde seja a principal preocupação dos hospitais de Nova York, essa mudança também beneficia os animais e o meio ambiente. Em apenas 6 meses, os hospitais já serviram mais de 150.000 refeições à base de plantas por meio de seu novo cardápio – e ao longo de um ano impactará até 800.000 refeições.
Enquanto Nova York está buscando um futuro de esperança, também está retornando às raízes de seus povos: a alimentação à base de plantas tem sido parte integrante das culturas e religiões alimentares ao longo da história.
Em uma cidade com tanta diversidade cultural, centrar as escolhas alimentares inclusivas no menu é ainda mais importante. Pessoas negras são mais propensas a serem intolerantes à lactose e sofrerem de diabetes e doenças cardíacas. O acesso a alimentos saudáveis à base de plantas por meio de instituições públicas como hospitais e escolas não é apenas uma questão de saúde; é uma questão de justiça social.
O vídeo completo realizado sobre a iniciativa pode ser visto aqui (você pode ativar a tradução automática da legenda para o português):