Apesar do problemático final do episódio 4 da temporada de South Park, “Diversão com Carne de Vitela”, onde eles concluem dizendo que quem não come carne vira “mulherzinha”, algumas cenas são pertinentes para falarmos da exploração de animais para consumo humano.

Mais de 6 bilhões de animais terrestres destinados ao consumo humano são mortos por ano no Brasil, isso significa, 10 mil animais por minuto. No mundo o número chega a 70 bilhões anualmente.

A indústria da pecuária usa um bom marketing para esconder do público em geral tudo o que é feito com os animais, passando sempre a imagem da “fazendinha feliz”.

A realidade é muito diferente, com animais amontoados em pequenos espaços, vivendo sobre suas fezes e urina, apanhando de trabalhadores esgotados, tendo suas vidas tiradas em um período infinitamente menor do que suas expectativas de vida. Em resumo, sendo tratados como objetos, tudo pela ganância e lucro de alguns poucos.

Assim como os personagens do episódio ficaram chocados com a verdade e decidiram agir para salvar as vacas, quantas pessoas teriam a mesma reação se soubessem o que realmente acontece?

A frase clichê de Paul McCartney é a mais pura verdade: Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”. E vamos mais longe: todos seriam veganos! Porque entre milhares de crueldades que o ser humano causa aos animais, ninguém aguentaria ver um bezerrinho sendo arrancado de sua mãe para que o leite que o corpo da vaca gerou para ele seja todo roubado para os humanos.