Um bebê preguiça se reencontrou com sua mãe na quarta-feira (7) depois de terem se perdido em um incêndio florestal na Bolívia.

 

Segundo pessoas que estavam no local, os animais tiveram que fugir de um grupo de cães enquanto tentavam escapar das chamas.

O vídeo mostra o momento em que a mãe segue o chorinho do bebê e se reúne com ternura, curvando-se no que parece ser um abraço e um beijo.

“As pessoas estavam desesperadas porque as preguiças estavam em perigo, os cães as ameaçavam”, afirmou Marco Antonio Germinger, veterinário da Universidade Autônoma de Beni.

“Quando a mãe preguiça fugiu, ela deixou o bebê 100 metros para trás. Seguindo nossos protocolos, fizemos o filhote chamar por sua mãe e fazê-la voltar para buscá-lo. Foi quando eles se reencontraram.”

A dupla passou por exames veterinários, que indicaram que estão bem de saúde. Elas foram então liberadas na reserva natural de Chuchini.

“Produce una inmensa tristeza pensar que la naturaleza habla mientras el género humano no la escucha”

Publicado por Marco Antonio Greminger Céspedes em Sábado, 10 de setembro de 2022

Incêndios na Bolívia

Diversos incêndios florestais foram reportados na Bolívia nas últimas semanas, com pelo menos quatro reservas naturais sendo ameaçadas, colocando em risco diversos animais que vivem lá.

Os incêndios causados ​​em reservas florestais, terras agrícolas e pastagens na Bolívia afetaram mais de 854.700 hectares de terra, quase o triplo do que foi relatado há duas semanas, de acordo com um relatório divulgado neste domingo (11) pelo vice-ministério da Defesa Civil. Até o momento, 24 queimadas também foram registradas em quatro departamentos, incluindo Chuquisaca.

Além da ameaça que o fogo representa para a biodiversidade e o seu habitat, os caçadores furtivos aproveitam a circulação das espécies, dada a necessidade de encontrar locais para se protegerem do fogo, para as caçar ilegalmente.

A origem das queimadas está frequentemente ligada à transformação de áreas de vegetação nativa em pastagem para a criação de animais e produção de alimentos.