A Espanha obrigará todos os matadouros do país a instalarem sistemas de vídeo para monitorar o tratamento aos animais. O governo fez o anúncio nesta terça-feira (23), alegando se tratar de uma novidade na União Europeia.

“Somos o primeiro país da União Europeia que contará com um sistema de videovigilância obrigatório nos matadouros”, informou Pedro Sánchez .

A medida foi aprovada durante a reunião semanal do executivo, como decreto-lei, o que acelera o processo legislativo.

“Trata-se de uma norma que coloca a Espanha na liderança desse assunto, e que, além de garantir o bem-estar dos animais durante sua permanência nos matadouros, também melhora as garantias de segurança alimentar para os consumidores”, comemorou o ministro espanhol do Consumo, Alberto Gazón.

Segundo comunicado do ministério, as câmeras deverão cobrir “as instalações onde os animais vivos são encontrados, incluindo as áreas de descarga, os corredores da condução” e as zonas onde os animais são atordoados e sangram até a morte.

Os responsáveis dos matadouros deverão guardar as imagens para posteriores verificações feitas por autoridades.

Os “grandes matadouros terão o prazo de um ano para se adaptarem à nova regulamentação, e os pequenos dois”, disse o ministério.

Se você ainda consome animais, por favor assista a um documentário ou vídeo sobre a criação e assassinato de animais! TODOS precisam saber a verdade sobre o que acontece com os animais até que eles cheguem como pedaços de carne no mercado! TODOS precisam ter consciência do que estão financiando!