Alemanha, país famoso por gostar de carne, mas também um dos poucos lugares onde realmente foi possível observar uma queda no consumo de alimentos de origem animal.

E a Oktoberfest está seguindo essa tendência de novas alternativas, disponibilizando cada vez mais opções veganas e vegetarianas. Depois de dois anos sem acontecer, o evento volta este ano garantindo que todos que não comem carne sairão satisfeitos.

Algumas das opções são: hambúrgueres, strudel de chucrute, schnitzel feito de ervilha ou striezel.

Outra boa notícia para os fãs da Oktoberfest é que a maioria das cervejas alemãs são veganas graças à “Reinheitsgebot”, lei da pureza da cerveja. Essa lei exige que as cervejas contenham apenas os 4 seguintes ingredientes: água, grãos (cevada ou trigo), lúpulo e fermento.

Cerveja Vegana

Vale lembrar que nem toda cerveja é vegana, pois alguns fabricantes usam derivados animais no processo de filtração, como:

  • Caseína: junto com soro de leite e lactose, este subproduto do leite é às vezes usado como agente de colagem.
  • Gelatina: derivada da pele, ossos e cartilagens de animais, a gelatina também é comumente usada como agente clarificante e espessante na cerveja.
  • Carmim: também conhecido como corante de cochonilha, o carmim é um corante vermelho proveniente de besouros de cochonilha, comumente adicionado a bebidas alcoólicas (e até cerveja) para dar cor.
  • Isinglass: um subproduto da indústria pesqueira, essa substância gelatinosa é obtida das bexigas natatórias (o que ajuda a flutuar) dos peixes. Isinglass é usado para acelerar o processo de filtragem de névoa causada por partículas de levedura.
  • Quitina: comumente um subproduto de mariscos ou insetos, esta fibra é usada como agente de colagem em cervejas. Existem versões veganas de quitina, mas mais comuns são suas formas de produtos animais.

Também pode acontecer de empresas usarem mel ou leite em alguns tipos específicos de cerveja.

Se ficar na dúvida, vale a pena também consultar o site Barnivore, um banco de dados que mostra se as bebidas alcoólicas são veganas ou não.

Apoio a eventos de crueldade animal

Outro fator a ser levado em conta é que muitas das cervejarias brasileiras patrocinam rodeios, vaquejadas e outras atividades de exploração animal. Sempre melhor evitar de consumir dessas marcas.