Um agricultor se surpreendeu ao se deparar com um filhote de lobo-marinho no meio da sua plantação de trigo na manhã de quinta-feira (7).

Localizado na Península de Eyre, no sul da Austrália, o agricultor Ty Kaden disse que o filhote se afastou quase três quilômetros da costa. Entretanto,  a colônia mais próxima desses animais fica a aproximadamente 80 km, então ele não sabe o que aconteceu para o animal parar no seu quintal.

“Meu vizinho me ligou e disse ‘rápido, é melhor você vir e dar uma olhada, há uma foca bebê na nossa garagem'”, disse Kaden.

Kayden disse que o filhote parecia magro, mas era uma sorte estar vivo, pois as raposas são comuns na região nessa época do ano. Como não havia nenhuma organização de bem-estar animal por perto, eles decidiram levá-lo de volta para a praia.

Chegando na areia, ele não queria ir, mas eles deram uma leve cutucada e o filhote se deslocou até a água, sendo ajudado pela maré alta.

O presidente da Sociedade de Vida Marinha da Austrália do Sul, ao ver as fotos do animal, disse que provavelmente era um Lobo-marinho-da-nova-zelândia, espécie que consegue andar em suas nadadeiras.

Ele disse também que não é incomum encontrar esse tipo de animal filhote a uma certa distância dos oceanos, pois elas às vezes “se perdem”.

Um porta-voz da RSPCA disse que se alguém se deparar com uma criatura doente ou ferida, sempre é uma boa ideia ligar para o veterinário local ou organização de vida selvagem.

“Eles devem ser capazes de fornecer conselhos sobre o que fazer com o animal, incluindo aconselhar se você deve tentar lidar com o animal e, em caso afirmativo, como fazê-lo, além de garantir que o animal receba tratamento adequado se estiver doente ou ferido”.