Produtores e consumidores da Turquia estão enfrentando uma proibição governamental na produção e venda de queijos veganos!
Com o pretexto de “prevenir a adulteração”, essa decisão sem precedentes no mundo significa que qualquer produto que se pareça com queijo, mesmo que não conste o nome “queijo” ou semelhante na embalagem, está explicitamente proibido.
O Artigo 9/3 adicionado ao Regulamento do Codex Alimentar turco escreve: “Produtos que dão a impressão de queijo [laticínios] não podem ser produzidos usando óleo à base de plantas/vegetal ou outros ingredientes alimentares”.
O fato de não terem sido feitos os esclarecimentos necessários nem mesmo sobre os “critérios de semelhança”, que se diz estarem na base da proibição, cria um mecanismo aberto de pressão e intervenção para os inspectores/legisladores que actuam neste domínio.
Diante dessa proibição, as empresas de fabricação de queijos de origem vegetal que já investiram, criaram instalações produtivas e oportunidades de emprego, estocaram matérias-primas e produtos exportados passaram a ser punidas. Além disso, algumas empresas levaram elevadas multas.
A Associação Vegana da Turquia (TVD) está determinada a buscar todos os meios de reverter essa proibição absurda e já entrou com uma ação contra o ministério. Eles alegam que essa medida está ferindo o direito à nutrição e a liberdade de escolha, sendo uma violação dos direitos do consumidor, além de enfraquecer a produção e o comércio.
Foi lançada uma petição online para ajudar a reverter essa decisão. Você pode consultar e assinar aqui.