Júpiter, um tigre de Amur de 14 anos, faleceu no domingo (26) depois que funcionários do Columbus Zoo confirmaram que ele havia desenvolvido pneumonia causada pelo vírus da Covid-19.

Os funcionários do local perceberam em 22 de junho que o tigre não estava comendo e relutava para ficar de pé, se mover e até interagir com os cuidadores.  

Após passar por uma série de exames, foi diagnosticado que Júpiter tinha uma infecção. Apesar do tratamento dado pelos veterinários, o animal não resistiu. De acordo com os profissionais que cuidaram do tigre, ele já tinha algumas doenças crônicas e isso o tornou mais suscetível ao vírus.

“Júpiter é o primeiro animal do Columbus Zoo a sucumbir a Covid-19. Embora parecesse estável, faleceu durante a noite do domingo”, informou a administração.

 Como medida de precaução, o zoológico determinou que todos funcionários que trabalham com felinos, grandes símios e mustelídeos deverão usar máscaras quando estiverem a menos de um metro e meio dos animais.

Vida no zoológico

Júpiter infelizmente nunca conheceu a natureza, pois ele já nasceu em um zoológico de Moscou, na Rússia, em 2007. Ele passou um tempo no zoológico Dvur Kralove, na República Tcheca, e chegou a Ohio em 2015.

Durante sua vida, Júpiter gerou nove filhotes, sendo seis deles no Columbus Zoo and Aquarium, todos vítimas da exploração dos zoológicos.