A Mercy For Animals (MFA) anunciou hoje (14), no Dia Internacional Contra a Exportação de Animais Vivos, que está produzindo um documentário que mostrará a realidade da atividade no Brasil.
A MFA vai contar com a participação da ativista Luisa Mell na narração do documentário “Exportação Vergonha”, que mostrará imagens inéditas de investigação sobre a passagem pelo Brasil, em março de 2022, do Mawashi Express, o maior navio de transporte de animais vivos do mundo.
O filme traz entrevistas e dados para contextualizar o tema com base em um relatório investigativo produzido pela ONG, em parceria com a agência independente de jornalismo Repórter Brasil.
Seu lançamento acontecerá em julho, com data ainda a ser divulgada, e estará disponível no Youtube da MFA. Além da versão em português, também terá legendas em espanhol e inglês.
“O objetivo é potencializar o despertar da consciência da população brasileira e internacional para a urgente necessidade do banimento desta atividade econômica, que é uma das piores da indústria devido ao extremo sofrimento dos animais, além de impactos negativos ambientais e sociais”, diz em nota Cristina Mendonça, diretora executiva da Mercy For Animals no Brasil.
A cada ano, centenas de milhares de animais são confinados em navios e transportados por longas distâncias para serem mortos em outros países.
Além do estresse do ambiente desconhecido, das temperaturas elevadas e do balanço constante dos navios, eles são obrigados a viver por semanas em espaços apertados e tendo que deitar sobre as próprias fezes e urina.
Após essa terrível jornada, os animais são frequentemente mortos de forma brutal enquanto ainda estão conscientes e são capazes de sentir dor, conforme documentado em investigações nos países de destino. Se isso acontecesse no Brasil, seria considerado ilegal.
O lançamento faz parte de uma campanha mais ampla pelo fim da prática, que conta também com uma petição pública criada por Luisa Mell e MFA. O documento que angaria assinaturas no site Change.org busca pressionar o Congresso Nacional a aprovar um dos três projetos de lei que visam proibir, em todo o território nacional, a exportação de animais vivos para abate: o PL 357/2018, o PL 3093/2021 e o PL 3016/2021.