Um projeto chamado Plantalicious criou o que afirma ser o primeiro ovo vegano de Portugal, com gosto, textura e aroma de ovo de galinha, mas sem crueldade animal.
A Plantalicious foi fundada pela pesquisadora brasileira Mayla Araújo e pelo CEO da CFER (Centre for Food Education e Research), Daniel Abegão. O substituto líquido ao ovo foi desenvolvido após cinco anos de pesquisa, com o objetivo de atender veganos portugueses e pessoas com alergia ao ovo.
“Vegetarianos, veganos, flexitarianos ou mesmo pessoas com alergias a ovo, não tinham opções no mercado. Buscamos criar um produto próximo ao ovo da galinha e atraente a todos os paladares”, pontuou Mayla Araújo, que é mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Lisboa.
Feito de soja, o ovo à base de plantas oferece uma alternativa mais sustentável aos ovos de galinhas, usando significativamente menos água para produzir. Além disso, é uma opção mais saudável, pois é livre de colesterol.
“Com este novo produto podem fazer ‘ovos’ mexidos ou ‘omeletes’ igualmente deliciosos”, garante Daniel Abegão,dizendo ainda que é tão “versátil e transversal que pode mesmo ser usado na indústria pasteleira”.
Ver essa foto no Instagram
O ovo da Plantalicious ainda não está no mercado, mas os fundadores dizem que deve ser lançado em breve. O projeto já tem clientes interessados na Europa, África, EUA e Brasil.