Uma baleia cachalote macho, de quase 15 metros de comprimento, foi recentemente encontrada morta na costa da Flórida (EUA).

Biólogos do Fish and Wildlife Research Institute (FWC) realizaram uma biópsia da baleia e descobriram “uma massa de linha entrelaçada, pedaços de rede e material tipo saco plástico em seu estômago”.

Plástico encontrado durante a biópsia – FWC

Especialistas disseram que isso “provavelmente não permitiu que a baleia comesse adequadamente”, o que causou seu “emagrecimento e o encalhe”.

O FWC afirmou ainda que:

“Mais análises em tecidos coletados durante a necropsia serão usadas para descartar todos os outros problemas relacionados à saúde e confirmar a causa do encalhe e da morte”.

“Esses detritos são uma ameaça aos nossos peixes e vida selvagem, à segurança da navegação e à saúde humana. Os animais podem confundir detritos com alimentos e ingeri-los. Com o tempo, esses itens podem se acumular no sistema digestivo, causando problemas de saúde e até a morte”, acrescentou.

Biologists say marine debris likely led to whale’s stranding off the Florida Keys.
Yesterday’s necropsy showed the 47…

Publicado por FWC Fish and Wildlife Research Institute em Quinta-feira, 12 de maio de 2022

Fatos sobre a poluição marinha

  • Naja Bertolt Jensen – Unsplash

    A cada minuto, o equivalente a dois caminhões de lixo de plástico são despejados em nossos oceanos. 

  • A partir de 2021, existem pelo menos 164.500.000.000 quilos de poluição plástica nos oceanos do mundo.
  • Plástico foi encontrado a aproximadamente 11 km de profundidade na Fossa das Marianas, o que significa que nem a parte mais profunda dos oceanos do mundo pode escapar da contaminação.
  • Mais de 1 milhão de organismos marinhos são mortos a cada ano devido à poluição plástica no oceano. Os animais que comem plástico muitas vezes morrem de fome porque o plástico os impede de engolir alimentos adequadamente.
  • Pelo menos 46% do plástico do “Grande Depósito de Lixo do Pacífico” é decorrente de redes de pesca. É importante salientar que diversos equipamentos de pesca descartados fazem parte da maioria restante.