O ator e ativista dos direitos dos animais de longa data James Cromwell colou sua mão ao balcão de uma Starbucks em Nova York na terça-feira (10) para protestar contra as cobranças extras feitas pela rede ao leite vegetal.
O protesto foi organizado pela PETA, onde o ator ficou colado ao balcão por pelo menos 35 minutos, liderando o ato e criticando as condições de vida das vacas leiteiras e as consequências ambientais da pecuária.
“Meus amigos da PETA e eu estamos pedindo à Starbucks que pare de punir clientes gentis e ambientalmente conscientes por escolherem leites vegetais”, disse Cromwell em comunicado. “Todos nós temos uma participação na questão de vida ou morte da catástrofe climática, e a Starbucks deve fazer sua parte acabando com o aumento vegano.”
Após um tempo, os policiais chegaram e fecharam a loja. Enquanto a maioria dos manifestantes se dispersou, o vídeo mostrou Cromwell e outro ativista dentro da loja um pouco mais enquanto tentavam se soltar do balcão.
O ato acontece pouco mais de um mês depois que Paul McCartney juntou-se à essa mesma campanha da PETA, pedindo que “para o futuro do planeta e do bem-estar animal” a Starbucks eliminasse essa taxa.
Paul McCartney pede à Starbucks que abandone a taxa extra para leites veganos
Ativismo do ator
Vegetariano desde a década de 1970, mudou para uma dieta vegana depois de atuar ao lado de um porquinho no filme Babe, de 1995.
Cromwell tem sido um defensor das causas dos direitos dos animais. Ele se tornou vegetariano em 1974 depois de ver um curral no Texas e sentir o “cheiro, terror e ansiedade”. Ele frequentemente fala sobre questões relacionadas à crueldade animal e atuou como narrador do curta-metragem Farm to Fridge (Da Fazenda à Geladeira, em tradução livre), um documentário produzido pela Mercy for Animals.
Esta não é a primeira vez que Cromwell participa de um grande protesto da PETA. Em 2017, o ator foi preso no SeaWorld em San Diego depois que ele e outros ativistas interromperam um dos shows do parque em protesto contra o tratamento infame e controverso do SeaWorld às orcas.
Starbucks da França retira taxa extra
No início do mês de abril, a Starbucks francesa anunciou o fim da cobrança de taxas extras por leites vegetais, através de postagem no Instagram.
Eles disseram:
Suas alternativas vegetais agora são gratuitas para todos e para todas as bebidas. ☕️
Bebidas vegetais feitas de aveia, coco, soja e amêndoas estão esperando por você!
Ver essa foto no Instagram