Um novo documentário (Searching for Michael Jackson’s Zoo) mostra o apresentador Ross Kemp percorrendo os Estados Unidos para rastrear dezenas de animais mantidos no Neverland, propriedade privada de Michael Jackson que possuia zoológico, cinema e parque de diversões.
Jackson, que faleceu em 2009, mantinha uma enorme “coleção” de animais selvagens exóticos, com mais de 50 espécies, incluindo girafas, elefantes e tigres, que desapareceram no momento da venda do rancho. O destino desses animais está envolto em mistério, escândalo e tragédia.
No vídeo clipe da música Earth Song, Michael Jackson traz elefantes abatidos de volta à vida. Cerca de um ano antes do clipe ser feito, ele comprou dois elefantes, Ali e Baba, provenientes de um traficante de drogas condenado a torturador de animais na África do Sul.
A equipe do documentário tentou conseguir depoimentos de ex-funcionários do rancho, que preferiram não falar por temerem implicações judiciais.
Alguns animais foram enviados para um falso santuário, que os exploravam para entreter turistas. Em razão dos maus-tratos, muitos deles não sobreviveram.
Toda a obscuridade que envolve o zoo impediu que os animais fossem rastreados. Imagens feitas quando o cantor ainda estava vivo mostram um dos funcionários espancando brutalmente um dos elefantes do zoo com um gancho de metal por cerca de 10 minutos. Segundo eles, a prática era feita para deixar os animais mais “dóceis”.
A primatologista Jane Goodall disse que Jackson até disse a ela – com um sorriso no rosto – que Bubbles, seu famoso, aparentemente amado, chimpanzé de estimação, apanhava quando fazia algo errado.
Jane, que visitou Neverland, disse: “As condições eram terríveis.”
“Havia dois chimpanzés fantasiados mantidos separadamente que saíram para serem fotografados. Havia um pobre ursinho em uma gaiola circular chorando – ele não deveria ter sido tirado de sua mãe. Toda a situação era horrível.”
Outras histórias de Neverland incluíam um papagaio comido por uma jibóia, uma lhama atacada até a morte por um cachorro e uma girafa morta quando uma porta de celeiro aparentemente girou e quebrou seu pescoço.
Comércio de animais
A maioria dos animais de Jackson faleceram em circunstâncias horríveis, mas o comércio de animais exóticos ainda não acabou.
Apenas alguns anos atrás, Chris Brown foi condenado a desistir de seu macaco de estimação e pagar uma multa pela compra ilegal do animal. Ele até disse ao tribunal que foi inspirado pelo amor de Michael Jackson por Bubbles, mas o documentário revela que não existia amor nenhum na relação entre Jackson e seus animais.