Refugiados ucranianos que fugiram da guerra com seus animais de estimação agora poderão ter acesso a tratamento veterinário gratuito em 38 países europeus, graças a um programa sem precedentes chamado Vets for Ukrainian Pets (Veterinários para Animais de Estimação Ucranianos). 

Lançado pela organização animal Humane Society International e parceiros, o Vets for Ukrainian Pets cobrirá os custos de tratamento de até cinco cães, gatos, cavalos ou outros animais de estimação, com um limite de 250 Euros por animal. 

A ajuda é aplicável para cuidados intensivos e medicamentos, vacinas de rotina ou contra a raiva, aplicação de microchip e exames médicos necessários para uma passagem segura pela União Europeia.

Pelo menos 13 estados membros da UE suspenderam ou modificaram temporariamente suas restrições à entrada de animais de companhia, incluindo os requisitos de vacina contra a raiva. No entanto, ainda não existe uma política padronizada. 

Embora a vacinação e o microchip de animais estejam sendo fornecidos em algumas passagens de fronteira, nem todos os animais recebem esses serviços e, portanto, podem encontrar problemas ao tentar entrar em outro país.

O programa está previsto para funcionar até 21 de maio de 2022 e está aberto para todas as clínicas veterinárias licenciadas por toda a Europa.