Um novo projeto de lei visa proibir a manutenção de animais selvagens em cativeiro no Canadá.
 
O projeto de lei, também conhecido como Jane Goodall Act, foi apresentado pela primeira vez em novembro de 2020 e desde então foi atualizado (22/03) para incluir mais espécies. Se aprovado, ele proibirá novos cativeiros de várias espécies de animais selvagens.
 
Grandes felinos, ursos, grandes primatas, baleias, golfinhos, coiotes, lobos, focas, leões marinhos, jacarés, crocodilos e vários tipos de lagartos e cobras exóticas vão receber proteção sob o ato.
 
Isso acabaria efetivamente com o uso desses animais em zoológicos, dando proteção legal à eles perante a lei. Também eliminaria o cativeiro de elefantes em todo o país, incluindo a importação e criação da espécie.
 
O projeto inclusive proíbe a importação de marfim de elefante e chifre de rinoceronte. Goodall, apoiadora do projeto, disse que ele ajudaria a acabar com o tráfico ilegal de animais selvagens.
 
Removidos de seus habitats naturais, os animais selvagens em cativeiro sofrem de problemas físicos e emocionais. Dietas insuficientes ou não naturais e falta de atividade física adequada podem causar sofrimento severo e doenças, cujos sintomas incluem andar de um lado para o outro, balançar a cabeça ou se lamber excessivamente.

Jane Goodall

“Hoje (22/3) é um dia importante para os animais. Muitos deles precisam desesperadamente de nossa ajuda e a Lei Jane Goodall estabelece proteção e apoio aos animais sob cuidados humanos”, disse Goodall.

“É um passo monumental para os animais, as pessoas e o meio ambiente. Tenho a honra de emprestar meu nome a esta legislação líder mundial que é apoiada por uma maravilhosa coalizão de governo, conservacionistas, grupos de bem-estar animal e zoológicos credenciados.”

A célebre antropóloga e conservacionista Dra. Jane Goodall – Ph.D., fundadora do Jane Goodall Institute e Mensageira da Paz da ONU – tem sido fundamental para a compreensão moderna dos chimpanzés.

The Jane Goodall Institute

Seu trabalho de sua vida também ajudou a revolucionar a percepção científica e pública de animais não humanos em geral. Agora, aos 87 anos, ela está mais ativa do que nunca e é voz para conservação, vegetarianismo, ação climática e ativismo.

Aceitação canadense

Uma pesquisa realizada pela Research Co. em 2019 descobriu que mais da metade (52%) dos canadenses eram contra manter animais em zoológicos ou aquários. Além disso, 59 % disseram que se opõem ao envolvimento de animais em rodeios.