Em resposta a relatos de que a LVMH – proprietária da Louis Vuitton e da Fendi – deve ser a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a PETA enviou uma carta ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, pedindo que a parceria seja aceita somente se a LVMH se comprometer a parar de usar peles de animais.

A produção desses itens não é apenas terrivelmente cruel com os animais, mas também um risco pandêmico conhecido.

Especialistas já alertaram que as condições insalubres e lotadas nas fazendas e nos matadouros da cadeia de suprimentos de peles exóticas são um terreno fértil perfeito para vírus como o que causou a pandemia de COVID-19.

Mimi Bekhechi, vice-presidente da instituição da PETA, escreveu:

“A LVMH até agora falhou em agir com responsabilidade e continua a arriscar a saúde do público com seus casacos de vison e bolsas de píton”.

“Todos nós sabemos que o terrível golpe que foi a Covid-19 nas vidas de pessoas de todo o mundo, então seria inconcebível que os próximos Jogos Olímpicos fossem patrocinados por uma empresa que apoia essas indústrias perigosas”.

“Insistir que qualquer patrocinador, como a LVMH, esteja livre de peles e peles exóticas se encaixa perfeitamente com o desejo declarado do comitê de garantir que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 realmente marquem uma ‘nova era’, com ‘sustentabilidade, legado e inclusão’ em seu centro”, conclui a carta. 

Esta é uma questão de responsabilidade social global, e todos aqueles que participam dos Jogos – sejam espectadores, organizadores ou atletas – não devem esperar menos.

Investigações PETA

Uma investigação da PETA Ásia em dois matadouros indonésios que abastecem a LVMH mostrou trabalhadores atacando pítons repetidamente na cabeça, suspendendo-as no ar e forçando mangueiras em suas gargantas para inflá-las com água, facilitando a remoção de sua pele.

Os trabalhadores estriparam as cobras enquanto provavelmente ainda estavam conscientes.

A PETA Asia também documentou que coelhos foram espancados e chinchilas eletrocutadas por suas peles, enquanto martas e sables foram levados à insanidade pelo confinamento extremo que experimentam no comércio de peles.

Torturar animais por bolsas ou casacos é arcaico e inaceitável – especialmente quando opções veganas de alta qualidade estão disponíveis. A moda deve ser divertida, não fatal, e cada vez mais estilistas, incluindo Burberry, Calvin Klein, Chanel e Victoria Beckham, estão banindo peles e peles exóticas de suas coleções.

Você pode ajudar enviando uma mensagem para a LVMH através do site da PETA. Aqui você coloca apenas seu nome, sobrenome e e-mail antes de enviar.